Passamos pela Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, durante nosso mochilão de lua de mel. Foram diversos passeios bacanas, alguns nos decepcionaram e outros nos surpreenderam. Reunimos nessa lista os 10 passeios imperdíveis desse mochilão pela América do Sul:

 

– Leia o Resumão do Mochilão! –

 

10º Região de Otavalo (Equador)

Esse passeio de um dia saindo de Quito passa pelo Mercado Artesanal de Otavalo, um dos maiores do ramo na América Latina, pelo povoado e cascata de Peguche, que guarda lendas e preserva algumas tradições, e pelo lago Cuicocha, formado pela erupção do vulcão homônimo. Além disso, nosso guia nos levou para almoçar um prato típico do Equador. Leia mais.

 

9º Parque Nacional El Cajas (Equador)

O parque está entre 3.150 e 4.445 metros acima do nível do mar, quando fomos estava muito frio. Por falta de tempo fizemos metade de uma das trilhas abertas ao público e nos encantamos com as belezas de suas paisagens compostas por lagos e montanhas.

 

Reserve um hotel por aqui e ajude o blog a se manter, sem pagar nada a mais por isso.banner-booking

 

8º Parque Nacional Natural Tayrona (Colômbia)

Esse parque fica na costa norte da Colômbia e reúne história, matas e praias caribenhas. Para acessar as praias é preciso fazer trilha pelo meio da mata ou “tirar o escorpião do bolso” e contratar um barco. No meio da mata, perto da praia El Cabo San Juan del Guia, tem uma tribo chamada Pueblito Chairama que preserva as tradições do povo Tayrona. Leia mais.

 

7º Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas (Peru)

A Reserva Nacional Islas Ballestas é um arquipélago que serve de moradia para leões marinhos, pinguins e diversas espécies de aves; ele chega a ser comparado a Galápagos. E a Reserva Nacional de Paracas une o deserto a praias no Pacífico. É altamente recomendado fazer a dobradinha em um dia.

 

6º Machu Picchu (Peru)

Um dos lugares mais visitados nos mochilões sul-americanos nos decepcionou: pelo óbvio (lemos muito sobre antes de ir) e pela exploração de turistas que acontece por lá. Para se ter ideia, só o ônibus de Águas Calientes à cidade Inca custou S/. 56 (±R$ 61) ida e volta, por pessoa. Sem dúvida Machu Picchu tem seu encanto e seu valor, mas para curtir de fato o passeio: evite ler muito sobre e vá preparado para desembolsar pelo menos 700 reais por pessoa.

 

– Leia o Resumão do Mochilão! –

 

 

5º Salar de Uyuni (Bolívia)

É o maior deserto de sal do planeta, são mais de 10 mil km². Sua magnitude impressiona e a paisagem branca acaba em montanhas bem distantes no horizonte. O passeio incluiu a visita ao Cemitério de Trens e um almoço em uma ilha do salar. A maior diversão é brincar com a perspectiva nas fotos.

 

4º Nadar com golfinhos (Colômbia)

Pouco conhecido e divulgado, o Acuario Rodadero expõe mais de 100 espécies de animais marinhos e as principais atrações são: tirar fotos com foca, alimentar tubarões, show e nado com golfinhos. Foram os dois últimos que aproveitamos mais, depois do show a Natalia “tirou uma casquinha” deles e curtiu à beça a oportunidade de nadar com dois golfinhos. Leia mais.

 

Reserve um hotel por aqui e ajude o blog a se manter, sem pagar nada a mais por isso.banner-booking

 

3º Islas de los Uros e Taquile (Peru)

Conhecer as Ilhas Flutuantes de los Uros e Taquile, no Lago Titicaca, não estava no roteiro inicial, por isso esse foi um dos passeios mais surpreendente e inesperado da nossa lua de mel. Em ambas conhecemos famílias locais, um pouco de sua cultura e em Taquile almoçamos uma comida típica preparada por uma família nativa. Leia mais.

 

2º Linhas de Nazca (Peru)

Conhecemos as Linhas de Nazca no modo econômico, ou seja, por terra. Com um motorista/guia, visitamos três mirantes onde pudemos ver algumas das famosas Linhas e também conhecer o Museu Maria Reiche. No final apreciamos um belo pôr do sol. Leia mais.

 

1º Islas del Rosário e Playa Blanca (Colômbia)

O passeio Campeão do Mochilão de lua de mel pela América do Sul é figurinha carimbada de quem visita Cartagena das Índias. As Islas del Rosário (foto) e Playa Blanca ficam no mar do Caribe e o ponto alto foi o mergulho com snorkel. Depois almoçamos e curtimos a tarde na Playa Blanca, que tem águas azuis. Com ele, fechamos a lua de mel com chave de ouro.

 

Reserve um hotel por aqui e ajude o blog a se manter, sem pagar nada a mais por isso.banner-booking

 

Critério

Fizemos uma espécie de campeonato por pontos corridos com os 15 principais passeios do Mochilão pela América do Sul. Todos os passeios se enfrentaram duas vezes (ida e volta), eu fiz o resultado de um e a Natalia de outro. Foram mais de 190 “jogos”! Com os resultados definidos tivemos nosso Top 10. Disputaram, mas ficaram de fora: Museu Botero, Catedral de SalBalanço do Fim do MundoParque Mitad del MundoTaganga.

 

Lua-de-mel: Mochilão É Tetra!
Esse post faz parte da viagem “Lua de mel: Mochilão É Tetra!“, onde passamos pela Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.