Total de Km percorridos no dia: 493,4

A meta do dia era acordar bem cedo e ir até o Morro da Cruz, porém com o dia anterior foi muito cansativo acabamos dormindo até mais tarde. Tomamos café e saímos de Floripa às 9h30, sentido Porto Alegre. Fomos pela BR101, enfrentamos um pequeno trecho de congestionamento que não durou mais de 30min. Chegamos a Porto Alegre às 15h.

Passamos pelo Estádio Beira Rio (do Internacional), mas ele estava em obras e também por ser domingo não estava aberto para visitação.

Chegamos à Pousada e tivemos a boa notícia que em POA só anoitece às 21h, isso nos animou a conhecer um pouco da cidade. O pessoal da pousada nos passou algumas informações, dicas, folhetos e mapas.

Deixamos nossas coisas lá e fomos almoçar no Shopping Praia de Belas, que fica próximo a pousada. No Shopping têm várias opções, comemos um prato básico (arroz, feijão, carne e salada), por R$10,00/cada. O estacionamento ficou R$5,00. Daí fomos para a Usina do Gasômetro.

Usina do Gasômetro

Tempo do passeio: 1h
Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551 (ver mapa)
Investimento: R$5,00 (estacionamento)

Nesse local funcionava uma usina termelétrica com projeto inglês, movida a carvão mineral, inaugurada em 1928 e desativada em 1974, por conta da poluição que ela causava. Hoje tombado e depois de passar por reformas esse complexo é um Centro Cultural. É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba.

Usina do Gasômetro

Rua Gonçalo de Carvalho

Tempo do passeio: 15 minutos
Endereço: Rua Gonçalo de Carvalho (ver mapa)
Investimento: Grátis

Pedimos informações sobre essa rua na Pousada, nos informaram que a rua não a “mais bonita do mundo” como dizem e que porto-alegrense tem essa mania de achar tudo que é deles o “melhor do mundo”. Mesmo assim fomos até lá tirar nossa própria conclusão.

Já na chegada fomos abordados por flanelinhas, a dica é passar por eles e parar no próximo quarteirão, lá não tem a presença deles. Você fica mais a vontade e economiza uma graninha.

Realmente a rua não é lá essas coisas, com certeza no Brasil há ruas mais bonitas que essa. Seu calçamento é em paralelepípedo e em suas calçadas com quase 500 metros estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que formam um túnel verde. Essa foi a primeira rua a ser declarada “Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental” pela prefeitura e foi incluída na rota dos pontos turísticos de Porto Alegre.

Porém há muitos prédios na rua que tiram a beleza natural da via. Em Colonia del Sacramento passamos por ruas mais bonitas que essa, leia o relato.

Parque Farroupilha (Redenção)

Tempo do passeio: 40 minutos
Endereço: Av. João Pessoa (ver mapa)
Investimento: Grátis

Estacionamos o carro em frente ao Mercado Público do Bom Fim. Tinha flanelinhas, mas conseguimos driblá-los. Seguimos a pé pela Av. José Bonifácio que estava fechada para o trânsito de veículos, estava tendo feirinha.

Entramos no Parque pelo Monumento ao Expedicionário, seguimos até a Fonte Luminosa e ficamos um pouco por ali observando os gaúchos. Eles realmente gostam desse tal chimarrão, era raro ver famílias e pessoas sem garrafas térmicas e cuias.

O Parque da Farroupilha foi inaugurado em 1935. Possui diversos jardins, parque de diversões, trenzinho e pedalinhos, orquidário, mini zôo, solar, espelho d’água, Café do Lago, Posto da Brigada Militar e Auditório Araújo Viana, o parque conta ainda com 38 monumentos e mais de 8 mil árvores de diversas espécies. Tudo isso espalhado em mais de 35 hectares.