Em uma manhã nublada visitamos a Cachoeira do Tabuleiro, que fica no Distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, ela é a terceira mais alta do Brasil e a mais alta de Minas Gerais. Esse foi o sétimo dia da viagem Minas Gerais: História e Natureza.

Chegamos ao Parque Estadual da Serra Geral do Intendente por volta das 8 horas da manhã e logo podemos notar que a estrutura do parque é ótima, com banheiros e recepção, que fica aberta das 7 horas às 16 horas. A entrada custa 10 reais por pessoa e a visita no parque só é permitida em condições favoráveis, ou seja, sem chuva.

Como tinha chovido dias anteriores o solo do parque ainda estava um pouco úmido e escorregadio, então o recepcionista nos orientou a caminhar com muita cautela.

Também há limite diário de 200 visitantes no parque.

 

Trilha para o poço da Cachoeira do Tabuleiro

No início da trilha tem uma placa oferecendo duas opções de trilhas, uma para o poço e outra para o alto da cachoeira. Escolhemos a primeira opção.

O nível de dificuldade é médio, ela começa plana e margeando um penhasco, onde, lá embaixo, passa o Ribeirão do Campo. Praticamente no meio da trilha inicia-se a descida íngreme ao ribeirão e de lá segue pelas margens do curso d’água até o poço.

Andamos por uns 40 minutos e chegamos ao começo da descida para o ribeirão. De lá a vista da cachoeira é muito boa.

Cachoeira do Tabuleiro

Cachoeira do Tabuleiro

Com seus 273 metros de queda livre, a Cachoeira do Tabuleiro é a maior de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. Além da altura da queda da água, o que deixa a cachoeira ainda mais imponente é o paredão de pedra em seu entorno. O poço da cachoeira chega a 20 metros de profundidade. Por tudo isto, a Cachoeira do Tabuleiro é considerada uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”.

Cachoeira do Tabuleiro, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”

Cachoeira do Tabuleiro, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”

Optamos por não descer até o ribeirão e seguir até o poço da cachoeira, por falta de tempo. O roteiro do dia nos forçou a sair de Tabuleiro antes do almoço. A trilha completa tem 2,5 quilômetros.

Às 9h30 voltamos para a pousada para seguir viagem.