No 2º dia da viagem Minas Gerais: História e Natureza, fizemos a Trilha do Carteiro, que nos leva até a Calçada dos Escravos, no alto da Serra de São José, na cidade histórica de Tiradentes. A trilha é leve, bem marcada e, se você tem alguma experiência do tipo, dispensa a contratação de guia.

Dormimos bem e estávamos dispostos e curiosos para conhecer a Serra de São José. Tomamos café na Panificação Padre Toledo, no centro de Tiradentes, e percebemos aos poucos os muitos hóspedes deixando as pousadas de Tiradentes, com o fim do Bike Fest.

Caminho errado

Caminho errado

Após o desjejum passamos em duas agências de turismos no centro da cidade, pois queríamos fazer a Trilha do Carteiro, para conhecer a Calçada dos Escravos, e no folheto informava que para percorrer a trilha era recomendável a contratação de um guia, devido a falta de sinalização na trilha. Uma agência estava fechada, e a outra não tinha guia disponível no momento.

Então decidimos fazer a trilha por conta própria, seguindo informações do mapa contido no folheto que pegamos na pousada. Ainda na cidade erramos o caminho e pedimos orientação a um atendente de uma pousada, que explicou o caminho correto e também nos animou a continuar.

Seguimos as orientações e chegamos na entrada da trilha.

A trilha é bem marcada e em alguns momentos tem degraus íngremes. O solo varia entre pedra, areia e terra. Em alguns trechos os caminhos ficam bem estreitos, mas o grau de dificuldade é fácil.

A Calçada dos Escravos fica a mais de mil metros de altitude, ela foi construída no período das explorações do ouro para facilitar o transporte de alimentos e escoamento do ouro. Seguindo por ela chegamos ao topo da Serra de São José.

 

Reserve um hotel por aqui e ajude o blog a se manter, sem pagar nada a mais por isso.banner-booking

 

Depois de passar pela Calçada dos Escravos chegamos a uma planície, onde podemos avistar a cidade de Tiradentes e região, dos dois lados da Serra de São José.

Depois fizemos uma “escalaminhada”, passamos por diversas pedras que formam um cenário muito bonito, por fim chegamos ao mirante onde tivemos uma visão mais ampla da cidade de Tiradentes.

Local da escalaminhada, na Trilha do Carteiro, em Tiradentes

Local da escalaminhada, na Trilha do Carteiro