São Sebastião

Conhecendo a região de Boiçucanga em um fim de semana

A previsão do tempo era a melhor possível para o litoral norte de São Paulo no feriado prolongado de Páscoa: dias ensolarados e noites quentes. Reservamos 4 dias na Pousada Azul do Mar em Boiçucanga, São Sebastião-SP.

Saímos de Santa Bárbara d’Oeste às 21h do dia 20/04/2011. Para fugir do trânsito da Rodovia dos Tamoios, fomos pela Rodovia dos Imigrantes, a viagem ficou mais longa mais ganhamos tempo nos engarrafamentos já que na Imigrantes são mais de 3 faixas e na Tamoios esse número só chega a 2. Chegamos na Pousada perto das 2h.

1º Dia – quinta-feira, 21/04/2011: Praia de Camburi e Camburizinho

Chegamos cansados e acabamos acordando tarde. Preparamos nosso lanche, que serviria de almoço e resolvemos ir à Praia de Camburi, que fica ao lado de Boiçucanga.

Camburi além de agitada, proporciona a vista de uma natureza exuberante. Sua faixa de areia é larga e extensa e possui ondas médias. No seu lado esquerdo, fica o Rio Camburi, que deságua na praia. Este rio de tempos em tempos muda sua trajetória, ora deságua na praia de Camburi ora em Camburizinho.

A parte rasa do rio pode ser atravessada a pé, com água batendo na cintura. Atravessando o rio você passa para praia Camburizinho. Embora tenha menor extensão, possui a mesma beleza e é mais calma que Camburi.

2º Dia – sexta-feira, 22/04/2011: Praia Boiçucanga

Este dia reservamos à Boiçucanga, praia conhecida por ter um dos mais belos pores-do-sol do Brasil. Possui grandes ondas e faixa extensa de areia amarelada.

Do seu lado esquerdo tem o Rio Boiçucanga, que deságua na praia, e é saída e entrada de barcos de passeio e de pescadores que ainda seguem a tradição local.

O lado direito vale à pena visitar. Por ser mais reservado, costuma ser frequentado por pescadores e as grandes rochas presentes enfeitam a orla. Dalí tem a visão das ilhas dos Gatos, Monte do Trigo e das Couves de São Sebastião.

No centro da praia tem o Centro de Informações Turísticas Boiçucanga que conta com espaço para exposições e sanitários. E ao lado fica a Praça Pôr-do-Sol.

Boiçucanga é considerada o centro sul de São Sebastião, por sua infra-estrutura que conta com centro comercial, campings, pousadas, hotéis, restaurantes, supermercado, shopping center, pronto-socorro e cartório.

A noite, depois da janta, fomos ao Beira Praia Shopping, passamos no mercado para comprar nosso café da manhã e almoço do próximo dia e aproveitamos para dar uma volta e conhecer o shopping. Na área de alimentação tinha som ao vivo com uma banda de rock que tocava músicas das antigas, ficamos ali curtindo o som e tomando uma.

Clique aqui para ver o 3º Dia: Trilha da praia Brava de Boiçucanga

Após três dias ensolarados, acordamos com uma forte chuva. Esta inundou toda a rua da pousada. O que dificultou a nossa partida. Resolvemos esperar para ver se o volume da água diminuía, mas a chuva aumentou, então partimos rapidamente antes que ficássemos ilhados de vez na Pousada. Isso perto das 17h.

Voltamos pelas mesmas rodovias que fomos. Rodamos cerca de 60 km na Rio-Santos (SP-55) e já paramos no engarrafamento que permaneceu até a entrada para a Rodovia dos Imigrantes. Chegamos a Santa Bárbara d’Oeste umas 23h.

Hospedagem em Boiçucanga

A Pousada Azul do Mar conta com estacionamento interno, piscina com cascata, suítes amplas – com geladeira, pia, talheres, mesa e cadeiras – e está localizada a poucos metros da praia. Porém não oferecia café da manhã, todavia a Pousada dispunha ainda um micro-ondas aos hóspedes, o que facilitou nossos rangos matutinos e noturnos.

Quem escreve?

Sou um típico bicho do mato! À primeira vista pareço um cara estranho, falo pouco, observo muito e quase nunca me enquadro socialmente. Adoro mapas, história e fotografia, inclusive, se eu não fosse programador poderia ser um ótimo arqueólogo. Mas tem alguns mundos onde me encaixo: em um mergulho no mar, no silêncio das montanhas, assistindo à queda de uma cachoeira e até mesmo, dentro de um bom museu.
Leia também
Nova Zelândia

Queenstown: O que fazer em 3 dias na cidade gastando pouco

Trilha Queenstown Hill: Paisagem fascinante na Nova Zelândia

Arrowtown: A antiga cidade do ouro da Nova Zelândia

Rotorua

Trilha na Redwoods Forest em Rotorua na Nova Zelândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *