Cuidados com o carro antes, durante e depois da viagem
Para uma viagem de carro, principalmente longa como foi a nossa, é preciso tomar alguns cuidados com o carro antes, durante e depois dela. Aqui listamos o que fizemos (ou deveríamos ter feito) em nosso carro (GM Classic 1.0 Flex), batizado durante a viagem como “Atrevido”:
Antes da viagem
- Trocamos o óleo para 10 mil quilômetros;
- Trocamos os filtros de combustível, ar, óleo;
- Fizemos revisão e trocamos os freios;
- Checamos as lâmpadas/faróis;
- Fizemos alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus;
- Verificamos o nível de água do radiador e do limpador de para-brisa;
- Troque os limpadores de para-brisa (esquecemos disso e tivemos dificuldade na chuva);
Durante a viagem
- Tentamos manter meio tanque para mais de combustível;
- Abastecemos em postos confiáveis (ANCAP, no Uruguai e na Argentina e Chile tem várias redes conhecidas no Brasil, inclusive o BR) e optamos pelas gasolinas com octanagem baixa, por ser
parecida com a “gasolina” brasileiramais barata; - Verificamos o nível de água do radiador e do limpador de para-brisa;
- Como planejamos a viagem para rodar no máximo 9 mil km não levamos óleo e filtros para trocar durante a viagem, mas se for o caso recomendamos levar do Brasil, seu carro está acostumado, assim evita contratempos;
- Um pneu furou e tivemos que trocar, com isso calibramos todos eles;
Depois da viagem
- Trocamos o óleo;
- Trocamos os filtros de combustível, ar, óleo;
- Fizemos alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus;
- Por fim, demos um banho mais que merecido no “Atrevido”.
Essas são dicas com base em nossa experiência com nosso carro. Obviamente, que com outros carro pode faltar coisa ou algo que está na lista pode não ser recomendado. Antes de viajar consulte um mecânico de confiança e boa viagem!
Muito Bom… Imprimi tudo… para naão perder os detalhes, já fui ao chile em 2015, sozinha com minha filha , ficamos duas noite no Hotel na Cordilheira e 12 dias em no Centro de santiago Pudahuel… Agora pretendo voltar de carro, pois quero conhecer o Shopping Costanera Center , Cajon del maipo e Vina del mar mesmo que esteja fazendo frio.
O que eu não entendi foi sobre a documentação e financiamento do carro…
se puder ajudar Lucas só agradeço… abracos!
Olá Ligia,
Que bom que nossos posts ajudaram você =D
Nesse post abordamos o tema de documentação para entrar no Uruguai, Argentina e Chile: https://queimandoasfalto.com.br/documentacao-necessara-para-entrar-de-carro-no-uruguai-argentina-e-chile/
Sobre o carro estar financiado/alienado, como não foi o nosso caso não podemos falar nada a respeito. Sugiro que você entre em contato com o consulado do país para verificar corretamente essa questão.
Abraços e boa viagem!!
Não recomendo regiões de grande altitude por seu carro ser carburado. Em altitudes elevadas, o ar fica mais rarefeito fazendo com que a mistura ar/combustível fique muito rica, dependendo de como está a regulagem, o seu carro vai afogar.
Adoraria fazer esse roteiro com o meu chevette. Uma pena que ele é movido a álcool, ficando limitado às estradas brasileiras…
Ola Lucas, por gentileza moro em Marilia SP, tenho um Fuscão 73 inteiro, conservado , tudo em ordem, gostaria de saber o melhor roteiro para Santiago Chile.
Será que posso viajar na sul América com meu FUSCÂO ?
Vou levar minha tralha de música, pois sou músico e Dentista, quais seriam os inconvenientes, os prós, posso percorrer os paises hermanos com meus instrumentos musicais ?.
Tenho amigos músicos em Santiago, já estive tocando com êles.
O que puder me orientar ficarei grato.
Um abraço fraternal
Walter
Olá Walter, acredito que não tem problema em viajar com um Fusca, já vi quem foi ao Peru com Brasília, então acho que isso não é problema. Também não vejo empecilhos quanto aos instrumentos musicais.
Abraços e boa viagem!
Olá, gostaria de frisar que ao contrário do que se pensa o ideal é abastecer com nafta (gasolina como chamam por lá) de octanagem mais alta, pois ela aguenta melhor a compressão elevada dos motores brasileiros (acostumados ao alcool da nossa gasolina)
Olá Victor, primeiramente obrigado pela dica que vai ajudar os leitores daqui pra frente!
Como não entendemos nada de mecânica e essa questão é bastante controversa nos relatos que lemos, nós abastecemos com a nafta de octanagem baixa, por achar que era melhor para o carro e também por ser mais barata. Felizmente não deu nenhum problema, o carro foi bem e teve uma autonomia muito boa.
Abraços!
Olá! Sou o Carlos . Lucas pode me informar se tenho que ter somente um par de cadenas ” Correntes ” para atravessar os andes ? Ou tenho que ter para as quatro rodas ? Outra coisa onde vc conseguiu o seguro Carta Verde para entrar no Chile ?
Olá Carlos, como não tivemos a necessidade de utilizar cadenas nós não sabemos explicar sobre elas. A Carta Verde fizemos na mesma seguradora do carro, na época a Azul Seguros. Abraços
Oi Lucas! Quero fazer uma viagem ao Chile…já fomos até Montevidéo e Buenos Aires em 2013. Mas, será que um ONIX 1.0 vai bem? Muito legal o que tu fez, mas bah…é chão!
Olá! O ONIX 1.0 vai muito bem, sim. Nós fomos com um Classic 1.0 e não tivemos problema. É muito chão, mas é tranquilo. Dá uma lida no resumão da viagem http://wp.me/p2Wczf-qn – têm vários detalhes.
Abraços
Gostaria de saber sobre os documentos necessários para carro para estes mesmos países. Meu veículo é financiado cdc, alguns sites relatam que devo pegar autorização no Itamaraty, já a minha financeira disse que apenas os documentos que eles emitirem é o suficiente. Fico com medo, já que Argentina tem muita burocracia. Obrigado.
Olá Thiago! Como esse não é nosso caso, não pesquisamos essa questão. Sugiro entrar em contato com o consulado ou com a financiadora para maiores informações.
Abraços
ola adorei seu roteiro e comentarios j,a conheço os estados unidos e a africa , a grana ta curta esse ano acho que vou seguir seu roteiro obrigado !
Legal Maurilio, essa viagem foi show de bola =)
Estou muito interessado em fazer este roteiro….
Faça, você não vai se arrepender!