3º Dia (24/12/12, seg): Porto Alegre a Montevidéu

Lucas Furlan

Nascido e criado em Santa Bárbara d'Oeste-SP, vim ao mundo no século passado em 1.990. Sou formado em Publicidade e Propaganda e desenvolvedor web. Gosto de fotografia, sempre gostei de viajar e de aventuras. Resolvi fazer o blog para compartilhar minhas experiências.

VEJA TAMBÉM

68 comentários

  1. Rafael disse:

    Boa tarde.
    Não passaste em la paloma ou punta del Este pelo fato do pouco tempo que tinha? Ou já conhecia? Estou para fazer esta viagem mês que vêm, e queria passar nessas duas localidade que te passei… O que sugere?

  2. Rafael Oliveira disse:

    Lucas, boa tarde. tudo bem ?
    vou em novembro para Montevideo saindo de SP, meu trecho para cruzar a fronteira saindo de POA é exatamente o que vc fez…por Chuy e ponta del diablo. Me ajuda em uma dúvida, vc pegou estrada de terra ou cascalho de POA ao Chuy ou do Chuy até Motevideo ? estou indo de moto e uma das motos não pode andar na terra, caso sua resposta seja positiva vou mudar a rota e entrar por Bagé. Obrigado pela ajuda

  3. toni disse:

    O VALOR É ESTE MESMO Pedágios: R$ 60,91 POR QUE TUDO ISTO ÉLMANO

  4. Francis disse:

    Fez câmbio no chui? Pegagios não aceitam reais né!?

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Francis, por algum motivo essa parte do post foi apagada e só percebi isso agora.
      Bem, fizemos o câmbio no Chuí, no lado Uruguaio (agora tem o link da casa de câmbio no post).
      Não sei se os pedágios no Uruguai aceitam real, na dúvida levamos pesos. Já pagamos um pedágio no Chile com reais, dólares e pesos, por isso acho que no Uruguai eles devem aceitar também.
      Abraços

    • Cláudio disse:

      ola Francis , no uruguai eles aceitam o nosso real sim e em quase todo o pais , como farmácias,postos de gasolina ,açougue padarias pedágios super mercados e assim por diante, vou sempre la a trabalho , ja estive por la em 2013, 2015 e ja estou de viagem marcada para os dias 25 e 30 deste mês,

  5. nielsen disse:

    estou voltando de Buenos aires , queria saber onde descançar para continuar ate porto alegre;,tendo em vista que não da para ir direto pois vou estar com crianças no carro.
    qual cidade e melhor para pernoitar

  6. rubia disse:

    ola gostaria de saber se alguem fez de moto este trajeto,porto alegre a montevideu

  7. Pergunta: Para rodar no URUGUAI preciso de alguma carta verde do Banco do Brasil ou posso ir direto?

  8. Eugênia Bailão disse:

    Boa tarde Lucas, estarei indo para o Uruguai dia 18 de julho e gostaria de saber se vc sabe se houve alguma mudança nos valores desde 2012, estou com pouco dinheiro e queria saber o quanto mais ou menos irei gastar com alimentação e gasolina, pois j´s está pago a hospedagem.
    Obrigada!!

  9. Oliveira disse:

    Olá, Lucas. Tudo bem? Gostaria muito de fazer essa mesma viagem que vc. A grande diferença é que eu tb gostaria de passar em Buenos Aires e seguir pro deserto do Atacama. O que mais me preocupa em uma viagem como essa, é peço desculpas pela minha ignorância, é a possibilidade de assaltos e abordagens policiais ostensivas. Vc considera essa viagem segura para dois casais fazerem? Obrigado e desculpe o transtorno.

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Oliveira, há muitos relatos de corrupção policial e assaltos nas estradas argentinas, porém conosco ocorreu tudo muito bem e não tivemos problema com isso. Sem dúvidas faria outra viagem de carro para lá.
      Abraços

  10. Keila disse:

    Lucas, obrigada pelas dicas!
    Estou planejando um mochilão mais ou menos nesse roteiro, porém irei sem carro. pintou umas dúvidas com relação as linhas de ônibus. sabe se consigo chegar a Cabo polonio e Punta del este de onibus e de lá seguir para montevidéu?
    Porque a idéia é atravessar para argentina e voltar de avião.
    Acha que em quanto tempo consigo fazer esse roteiro todo?
    Tem como me passar umas dicas sobre comida e hospedagem nesses lugares?

    Obrigada

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Keila,
      Desculpe, mas como fomos de carro desconhecemos totalmente horários e linhas de ônibus, com isso é impossível saber quanto tempo você levará no roteiro inteiro.
      Todas as dicas do Uruguai já estão publicadas no blog, você pode ver todas aqui: http://queimandoasfalto.com.br/destino/uruguai/
      A única dica que posso te dizer a respeito de hospedagem no Uruguai é o que está escrito ali no final do post. O Hotel Califórnia foi o único local onde passamos nossas 3 noites no Uruguai. Mas você pode pesquisar hotéis e hostels no nosso parceiro Booking.
      Abraços e boa viagem!

  11. Renata Midori Kitamura disse:

    Boa tarde,
    Estou querendo ir para o Uruguai… Pretendemos ir pela fronteira de Jaguarão e voltar por Chuí… Pode ser feito assim? Quanto a posto de gasolina, sabem me informar de antes de Jaguarão tem também? Vamos de Pelotas para Montevidéu. Obrigada…

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Renata,
      Não sabemos se há postos próximos de Jaguarão, pois nunca passamos por lá. Sabemos que há postos na fronteira de Chuí, tanto no lado brasileiro como no lado uruguaio.
      Boa viagem!

  12. Galvan Leal disse:

    boa noite amigo, fim do ano faremos essa viagem de moto, de porto alegre a montevideo, queria saber quanto tempo vc gastou para chegar, vi que fez algumas paradas para conhecer os locais.

  13. Maria do Carmo disse:

    Olá Lucas!
    estou pensando em fazer esta viagem. Gostaria de saber sua impressão quanto a segurança do trajeto e da estada em Montevidéu.

  14. Cintia disse:

    boa tarde Lucas, gostaria de saber se tem q pagar alguma taxa na fronteira ? estou querendo ir , agora en junho com a minha mae , perigoso ir em duas mulheres? aahahahaha

  15. joao disse:

    joao – vila re – sao paulo, 15 de fevereiro de 2016 5hs da manha, estou saindo agora rumo a Montevideu, utilizando suas dicas.

    Muchas gracias ate a volta

  16. kazuka nakata disse:

    Parabéns pelas dicas e explicações claras. Somos um casal. êle suiço eu brasileira de São Paulo. Vamos fazer o mesmo trajeto: Porto Alegre Montevideo. Nunca estivemos nesta região..E o retorno só refazer o mesmo trajeto? Obrigada pela ajuda..

  17. Olá Lucas, seus relatos são excelentes, muito detalhados. Parabéns. Apenas uma dúvida. notei que seus gastos com alimentação (como p ex no 3º dia, foram muito, muito baixos, mesmo levando em conta a inflação de lá pra cá. Qual o segredo? Vcs compram alimentos nos mercados e comem no carro?, ou compram refeições prontas nos mercados,? ou simplesmente pulavam completamente as refeições? Pergunto porque eu tenho mais tolerância a isso, mas minha esposa sente muita falta de refeições completas às vezes.

    • Lucas Furlan disse:

      Olá,
      A gente sempre tenta economizar com alimentação, evitando comer em restaurantes ou quando vamos neles procuramos opções mais baratas/populares. Acontece também do valor da gente comprar comida no mercado e, às vezes, isso é feito em um dia, mas a compra é para 3 dias, ou seja, num dia o valor de alimentação será mais alto do que nos próximos 3. Também há casos da gente pular refeições. Tudo vai do momento.
      Abraços

  18. Ola Lucas adorei seu roteiro estou em sao paulo ,pretendo viajar dia 02 janeiro eu,meu marido meu filho de 7 anos,qual seria melhor trageto

  19. jorge elias disse:

    parabéns Lucas, muito legal a tua atenção com as pessoas,estou indo dia 10.11.2015, moro em Porto Alegre e tuas dicas estão sendo importantes.
    Abração.

  20. Edetson disse:

    Precisa carta verde para rodar pelo Uruguai por apenas dois dias

  21. Beatriz disse:

    Lucas, boa noite! Faremos a mesma viagem que você em 20 dias, em dezembro. Queria saber se a fronteira do Chuí é tranquila. Obrigada, Bia

    • Lucas Furlan disse:

      Beatriz,
      Quando passamos lá foi muito tranquilo. A gente tava um pouco nervoso por ter sido a 1ª vez que saímos do Brasil e ainda de carro, mas os guardas foram gentis e pacientes com a gente. Não há o que reclamar.
      Abraços e boa viagem!

  22. Robson Silva disse:

    Olá!!! Lucas Parabéns por estar compartilhando suas experiência….
    Me responde uma dúvida 5.000,00 da pra fazer São Paulo a Montevidéu?
    Eu pretendo no primeiro dia bater direto SP a Porto Alegre, e me hospedar lá e no segundo dia bater em Montevidéu e passar uns 3 dias lá e voltar para SAMPA quero levar meus filhos, de 5 e 10 anos para esse passeio.

  23. Marcela disse:

    Olá Lucas… Me fale sobre as trocas de moedas nas casas de câmbio. É muito complicado? Em média, qual seria o valor do orçamento pra fazer uma viagem até o Uruguai? Obrigada… Aguardo resposta. Marcela

  24. Bianca disse:

    eE ao todo da quantas horas de viagem?

  25. Afonso Oliveira Jr disse:

    Massa. Acho que vou de carro, também. Haviam-me dito que era perigoso, mas pelo que descrevem, não é verdade.

  26. Adorei o Post, Lucas!
    Punta del Diablo é uma cidadezinha muito gostosa que todos deveriam visitar no Uruguai. Recomendo também! :)

  27. joao gilberto dos santos kras borges disse:

    Achei bem interessante, pretendo ir em janeiro. Muito bacana. Joao Gilberto.

  28. Diogo Carlos Amorim disse:

    Olá Pessoal.. mto bacana o blog de vocês, tem me ajudado bastante. Estou planejando fazer uma viagem parecida, só que menor. O caminho para Buenos Aires será basicamente o mesmo, mas chegando na capital argentina pretendemos ficar uns 4 dias e passear bastante, e na volta dormir em Santa Fé, depois Posadas, passar um dia inteiro em Foz, viajar a Curitiba e retornar a Mauá-SP. Temos apenas 16 dais de férias coletivas (entre os dias 20/12/14 e 05/01/15) e pretendemos fazer a viagem em 14 dias. Para não perdermos tempo e nem ficarmos preocupado com hospedagem, estamos pensando em já deixar todos reservados pelo booking. Pela experiência de vocês, é provável que eu atrase o roteiro em mais de 1 dia e naum consiga chegar à cidade planejada? Ou é melhor, e talvez mais barato procurarmos por pousadas quando chegarmos na cidade.

    E na fronteira de Brasil/Uruguai… e dpois no Buque bus.. se perde muito tempo com a burocracia.

    Detalhe: Minha esposa não tem todo esse espírito aventureiro, por isso, preciso escolher hotéis confortáveis e baratos.. rs..

    Se tiverem disponibilidade e puderem analisar o nosso roteiro, e dar dicas com a experiência de vocês se vai dar tempo de seguirmos ele.. eu ficarei muito grato:

    —-
    Dia 20 sab – saida as 6h (Mauá) – chegada em balneário camboriú as 15h30 (654 km)

    Dia 21 Dom – saida as 8h – parada em bombinhas as 9h as 11h – floripa as 12h as 16h – chegada em tubarão as 20h (250km)

    Dia 22 seg – saida as 8h -chegada em Porto Alegre 12h30 – Saída as 16h30 – chegada em pelotas as 18h30 (567 km)

    Dia 23 ter – saida as 7h – Chuiu 10h – passeio em parque santa tereza 12h – punta del este 15h – (482 km)

    Dia 24 qua – saida as 7h – montevideo 9h-12h – chegada a colonia as 14h30 (312 km) – R$ 56
    chegada em buenos aires as 21h30

    Dia 25 qui – 26 – 27 passeios em buenos aires

    Dia 28 dom – saída as 8h00 – chegada em santa fe (466km) as 13h30

    Dia 29 seg – saida as 8h – chegada em Posadas as 20h (833 km)

    Dia 30 ter – saida as 14h – chegada em Foz do Iguaçu as 20h (316 km)

    Dia 31 qua – passeio nas cataratas – parque das aves

    Dia 01 qui – saida as 9h – chegada em curitiba as 21h (635 km)

    dia 02 sex – saída as 15h e chegada em mauá as 23h (430 km)

    Muito obrigado e parabéns pelo blog!!!

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Diogo,
      Seu roteiro está muito legal, que saudade! Sobre os hotéis, temos o costume de reservar pelo Booking, nosso parceiro. Por favor, se você fizer alguma reserva pelo Booking, faça por esse link: http://www.booking.com/?aid=380788 – você não vai pagar nada a mais, o Booking paga uma porcentagem da comissão para gente e com isso você ajuda a manter o blog =D
      Essas duas fronteiras (BR/URY e URY/ARG) são muito de boa, não tem tanta burocracia. Em 30 minutos no máximo você é liberado.
      Com planejamento dá tudo certo. Devagar e sempre, boa viagem!

      • Diogo Carlos Amorim disse:

        Bom Dia Lucas.. obrigado pela ajuda. Pode deixar que vou reservar pelo link que me indicou. A parte do roteiro que está mais difícil é adequá-lo ao orçamento.. rs rs.. Não posso de jeito nenhum gastar mais de R$ 6 mil, e o buque bus compromete bastante. Fui informado que dá para atravessar por Fray Bentos, no Uruguai, você conhece alguém que já atravessou por lá? Assim também passaria mais um dia no Uruguai. Outra coisa que está me preocupando é o seguro, mesmo com a carta verde, pois não estaria coberto em caso de furto ou para danos no meu carro, mesmo com cuidado, podemos acabar nos envolvendo em alguma colisão. Estou vendo a possibilidade de uma extensão com meu corretor. Como vocês procederam em relação á isso?

        • Lucas Furlan disse:

          Não fomos por Fray Bentos, pois o Buquebus estava mais barato que o gasto com gasolina+hotel+alimentação que teríamos nesse dia a mais no Uruguai e também pelos inúmeros relatos de polícia corrupta nessa região da Argentina. A Anna do blog Finestrino foi por lá e relatou aqui: http://finestrino.com.br/fronteira-uruguai-argentina-fray-bentos/
          O meu seguro era da Azul e já cobria meu carro em toda América do Sul.
          Abraços!

          • Diogo Carlos Amorim disse:

            Quanto ao seguro, descobri que na Argentina e Uruguai ele tem cobertura sim (ufa!) E quanto ao buque bus, não estou conseguindo entender os valores, na minhas pesquisa aparece o valor de 1.010, ao converter pelo site do banco central o valor fica em R$ 100, porém os relatos que vi foi de valores entre R$ 450 e 700 reais. Vc sabe se ao comprar a passagem com antecedencia se tem descontos? Pq caso contrário, eu decido no dia, já que isso naum alteraria meu roteiro. Falei com a Ana, ela me indicou essa rota por Fray Bentos, pelo visto ela naum teve problema com a polícia, mas dá medo mesmo. VOu começar a reservas os hotéis, mas confesso que dá um friozinho na barriga… rs rs.. Um abraço!

          • Lucas Furlan disse:

            Você só tá vendo a tarifa por pessoa, tem que selecionar o carro (bodega) também. Aí dá $1.010/pessoa + $2.069/carro (bodega) = Total: $ 4.089 = +/- R$ 400. Quando fomos tinha desconto comprando com 3 meses de antecedência, mas só compre na certeza, pois essa tarifa não é reembolsada.
            Nós também sentimos frio na barriga achando que não ia dar certo e no fim saiu melhor que o esperado. Relaxa, vai ser incrível! =)
            Abraços

  29. ahhh vocês foram a Punta del Diablo! Amo aquele lugar, pouca gente conhece aquela beleza!
    Parabéns pela roadtrip!

    • Olá Thaís, fomos sim! Você tem razão, pouca gente conhece Punta Del Diablo e mais vários encantos do Uruguai. Esse pequeno e lindo país nos surpreendeu demais!!!

  30. DOBLEDAY BALASSA disse:

    OLA

    TUDO BEM, TENHO INTERESSE DE VIAJAR COM A MINHA FAMILIA A MONTEVIDEU DE CARRO, SOU DO PARANA (Jussara) PROXIMO DE CIANORTE E MARINGA, PODERIA ME DISSER QUANTOS KM TEM DA DIVISA DE BAGE ATE MONTEVIDEU, VCS FIZERAM ESSA ROTA NA VOLTA? POIS PARA IR POR JAGUARAO OU CHUI DAREI UMA VOLTA MUITO GRANDE, POR ESTAR VINDO PELA RODOVIA DE SANTA MARIA.
    EM RELAÇÃO A VELOCIDADE TEM QUE ANDAR MESMO A 75 KM POR HORA? NA RODOVIA URUGUAIA.
    EM RELAÇÃO A HOTEL E PASSEIOS PODERIA SUGERIR MAIS LOCAIS E QUANTOS DIAS FICAR PARA VISITAR (MONTEVIDEU, PUNTA, SACRAMENTO)

    • Lucas Furlan disse:

      Olá, tudo bem?
      Não fizemos essa rota, nosso roteiro foi esse: http://wp.me/p2Wczf-8x. Sobre a distância você pode pesquisar no Google Maps.
      75 km/h é a velocidade máxima em um trevo da rodovia, por lei tem que andar abaixo dessa velocidade.
      Você pode pesquisar hotéis pela nossa busca que fica no topo do blog, na coluna do lado direito. A nossa opinião sobre os passeios que fizemos e dos hotéis que ficamos estão nos relatos diários das nossas viagens.
      Boa viagem!

  31. Fernando Emidio disse:

    Muito bom . Ajudou bastante. Pretendo fazer o mesmo percurso.

  32. Eliz disse:

    Muito legal! Estou iniciando minhas aventuras de carro e escolhi como primeiro destino o Uruguai e tenho 2 dúvidas: quanto de dinheiro uruguaio você aconselha levar (para pedágios e combustivel…)? E meu corretor me aconselhou tirar a Carta Verde na fronteira (vou pelo Chuy). Você concorda com a opinião dele? Esse procedimento é tranquilo?

    Parabéns!!!

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Eliz,
      De combustível a gente colocou 1.000 pesos uruguaios e pagamos três pedágios por 165 pesos. Mas recomendamos abastecer (encher o tanque) antes de entrar no Uruguai, pois lá a gasolina (nafta) é muito mais cara que no Brasil. Na entrada de Chuí tem um posto, se não me engano a gasolina lá estava R$ 2,90/l e no Uruguai pagamos UR$ 37,70 (R$ 4,44) por litro. Portanto abastecendo antes da fronteira e trocando R$ 100 por pesos no Chuí já dá para chegar a Montevidéu tranquilamente.
      Quanto a carta verde no Chuí eu não sei lhe informar, a nossa fizemos com o corretor em nossa cidade mesmo. Pagamos R$ 225,00 para 30 dias.
      Obrigado!!

  33. Miguel Fagundes disse:

    Baita matéria. Li algo a respeito da octanagem da gasolina no Uruguai ser mais alta, e isso causaria problemas no motor. Procede a informação?

    • Lucas Furlan disse:

      Miguel, abastecemos quase 60 litros com a gasolina "Super 95", na rede ANCAP e não tivemos nenhum problema no carro. Pesquisei sobre octanagem das gasolinas brasileiras e uruguaias e o que li foi que a gasolina comum no Brasil tem 97 octanagem contra 95 da "Super 95" uruguaia, acho pouca diferença para dar algum problema grave no motor. Quanto ao rendimento, nosso carro (flex 1.0) fez quase 17 km/l no total da viagem.

      Obrigado pelo elogio,

      Abraços e boa viagem!

  34. Muito bacana!!! Gostei do texto e das fotos!!!!!!

Comente