Documentação necessára para entrar de carro no Uruguai, Argentina e Chile

Lucas Furlan

Nascido e criado em Santa Bárbara d'Oeste-SP, vim ao mundo no século passado em 1.990. Sou formado em Publicidade e Propaganda e desenvolvedor web. Gosto de fotografia, sempre gostei de viajar e de aventuras. Resolvi fazer o blog para compartilhar minhas experiências.

VEJA TAMBÉM

32 comentários

  1. DINART VALERIO NUNES disse:

    olá colega estou planejando uma viagem dessa pra conhecer os treis países gostaria de uma informação quanto é mais ou menos o custo de combustível quanto vcs gastaram só de gasolina . Obrigado

  2. Fernando disse:

    Bom dia !!

    gostaria de saber se uruguai é bom para se viver e para trabalhar?

    obrigado !!!

  3. Leandro Paulino disse:

    Oi Tod@s
    Moro no Chile há 17 anos. Aquí em quanto a seguranca, é obrigado 1 triângulo, 1 botiquim com bandaid e dipirona…, 1 camisa reflectante (amarela con olho de gato, assim se escreve??), cadeiras para menores de 12 anos. Tudo isso é obrigatório. A cadeira para criancas até 6 anos já está em vigência há muito tempo e para criancas até 12 está em marcha branca por uns meses. Também é obrigado luzes baixas em estradas (nao em cidades) durante todo o dia. Correntes para a neve sembre que esteja com uns 5 cm de neve ou mais, na cordilheira. Documento do carro. Seguros e CNH nao sei dizer, mas acho que a policia (carabineros) nao fazem muito problema com estrangeiros.
    JAMAIS tente subornar um carabinero, se parar, aceite tudo o que dizer e nao reclame. Sao muito confiáveis e nao sao corruptos. Limite de velocidade nas principais estradas 120 km/h ou o que tiver indicado. O pedágio nas principais estradas custa entre $2.200 e $2.400 Pesos (uns R$12 a 13 ao câmbio atual Marzo 2016). Algunas poucas estradas menores podes ser mais caras mas normalmente com somente 1 posto de pedagio. Boa sorte aos viajantes.

  4. Alguém sabe se é permitido o uso de engate traseiro (sem reboque) no Uruguai?

  5. Fernanda disse:

    Eu e meu esposo tamos querendo ir fazer uma viagem para esses lugares,temos uma camionete harilux sw4 disel cabine fechada,e a disel,queremos sair de curitiba/pr no dia 20/12/15, para ir ate o chile,vai ser a primeira viagem que vamos fazer para estes lugares,ja viajamos muito de carro aqui dentro brasil,mais ja conhecemos tudo que possam imaginar dentro do brasil,agora queremos espandir para outras aventuras,vai so eu e ele,adoramos viagem longas,entao nois gostariamos de saber mais sobre experiencias das pessoas que foram para esses paizes?,gostaria de saber se presisa levar passaporte?,se e facil encontrar lugar pra dormir e comer, em fim a burocracia da viagem,e se o devo levar so peso,ou e outra moeda que se usa la,muito obrigada se alguem me responder.a e se tem algum grupo que tambem estejam indo para la nessa epoca,para derrepente nois combinar de ir um grupo,para nao irmos totalmente sozinhos,bjs galera.??

    • raomn disse:

      OLA FERNANDA TUDO BOM/? ESTAMOS PENSANDO EM FAZER ESSA VIAJE DEPOIS DO DIA 18. VAMOS SAIR DE SP. ESTOU PENSANDO EM DEIXAR O CARRO EM PELOTAS. E SEGUI DE ONIBUS ATÉ O URUGUAI E ATRAVESSAR DE BARCO PARA A ARGENTINA. QUE PARECE MUITO LINDO. E IR DE ONIBUS ATÉ O CHILE.EU. E RETORNAR ATÉ PELOTAS DE ONBUS E PEGAR O CARRO E RETORNAR ATÉ SP

  6. Fernando Nazario disse:

    cara, muito obrigado pelas informações, vamos até Bs de avião este mês e no segundo semestre de 2016 vamos fazer um trip de carro passando por Rosário, Mendoza, Santiago, região do Vulcão Osorno, Bariloche e retornar para o Brasil por Bs e Uruguai…e já mandei e-mail para os consulados e só o da Argentina respondeu…e o PID era uma dúvida…vlw brother

  7. Xandão disse:

    Valeu brodi! ????
    Mais uma vez agradeço tua atenção!
    Decidi tirar mesmo o filme… A idéia e curtir as férias e não ter dor de cabeça!
    E quanto a aduana acredito que não devem ser tão radicais assim, afinal é só um ipad. Não é grande coisa…
    Valeu memo!
    Abração!

  8. Xandão disse:

    Lucas
    Bom dia!
    Estou indo pra Santiago agora proximo dia 15AGO. Moro em Santo André/SP.
    Alem de uma boa revisão no carro, não fiz quase nenhum planejamento. Exceto ler muito a respeito em varias fontes na net.
    Graças ao seu blog, providenciei ontem com meu corretor a carta verde e a extensão de perimetro do seguro carro para o Chile.
    Ja tenho a PID e Passaporte, entao ok.
    Tambem providenciei um cambão e o segundo triangulo.
    Por fim, vou cobrir os farois auxiliares com um adesivo preto. Creio que isso resolve o problema de não ser amarelo (!!!).
    Me restaram duas duvidas que dependendo de tua resposta vou me decidir.
    Primeiro: meu carro tem insulfilm bem escuro (G5) invlusive no vidro dianteiro. Seria melhor arrancar? Caso me decida por arrancar, li em alguns blogs que no vidro traseiro é tolerado por la. Pra evitar problemas com os “filetes” do desembaçador do vidro traseiro, acredito que vou arriscar manter ao menos este film. O que vc acha?
    Segundo: pretendo levar ipads (meu e da minha mulher) que foram comprados fora e que não temos NF’s. Vc acha que teremos problemas pra entrar na Argentina, Chile e, no regresso, no Brasil?
    Adicionalmente, se vc tiver alguma dica sobre o roteiro fazer, tipo em quais cidades dormir no caminho e etc., certamente me será muito util.
    Tenho 23 dias pra ir e voltar. Creio que é tempo suficiente, ne?!
    Desde já agradeço tua atenção e presteza!
    Abração!
    Xandão

    • Lucas Furlan disse:

      Bom dia Xandão!
      Vou responder com base na experiência que tive na viagem, vamos lá:

      Primeiro: meu carro tem insulfilm no limite estabelecido pela lei brasileira (não faço ideia quanto seja) e não tem no vidro frontal. Em nenhum dos 3 países tivemos problemas. Fomos parados pela polícia “rodoviária” apenas uma vez, no Uruguai, e eles apenas solicitaram para andar com os faróis acesos o tempo todo, nem tocaram no assunto insulfilm.

      Segundo: em nenhuma aduana foi solicitada NF. E na volta ao Brasil a passamos direto pela aduana brasileira, pois ela estava fechada.

      Adicionalmente: tem tudo isso aqui no blog. Veja todos os posts dessa viagem aqui: http://queimandoasfalto.com.br/tag/viagem-uac/
      Sugiro que comece a leitura pelo Resumão: http://queimandoasfalto.com.br/resumao-viagem-carro-de-sp-ao-chile-uac/

      Você pode pesquisar hotéis aqui do lado >>>>>
      * fazendo sua reserva por aqui, o Booking.com nos paga uma pequena comissão, assim você ajuda o blog a se manter sem pagar nada a mais por isso ;)

      Fizemos essa viagem em 22 dias, foi tempo suficiente.
      Aproveite bastante, boa viagem!! =D

  9. wesley disse:

    bom dia Lucas.
    Farei essa viagem agora em agosto. Paraguai, argentina ate bariloche, vamos no chile apenas por um ou doi dias ali perto mesmo de bariloche e voltaremos pelo uruguai. Deixa eu te perguntar, fiquei sabendo que eles exigem que o carro tenham encosto de cabeça no banco de traz, isso procede? quanto pagou na sua carta verde? desde ja agradeço…

    • Lucas Furlan disse:

      Olá!
      Sobre o encosto de cabeça eu desconheço, é bom perguntar no consulado para ter certeza. Pagamos uns 200 reais na Carta Verde para 20 dias, mas esse preço varia muito – até por isso nem coloquei o valor aqui no blog.
      Boa viagem!

  10. Léo disse:

    Lucas,
    muito obrigado.
    Informação direta e precisa.

    Você passou do Uruguai para a Argentina? Se sim, qual o trajeto que fez? Indo de balsa (atravessando o La Plata) ou passou por cima?

    Obrigado.
    Abs

  11. Ligiani Passos disse:

    Lucas,
    Parabéns pelo blog…vou fazer essa viagem no segundo semestre de 2016 e me orientou muito.
    Gostaria de saber com qual veículo você fez essa aventura e qual seria viável de uma forma acessiva?
    No aguardo

  12. Claudete Therezinha Schmidt disse:

    Parabéns por compartilhar informações muito importantes!!!! Planejando viajem para Uruguai, Argentina e Chile….

  13. Antonio Carlos disse:

    Realmente bastante interessante os relatos do Wellington, porém só acrescento que viajar de carro por estradas da Argentina, deve-se levar uma boa grana extra, para os corruptos das Polícias Rodoviárias.

  14. Olá, parabéns pelo blog, pretendo viajar p o Chile em Julho/2015, e suas informações ja estão sendo de muita ajuda. Só fiquei com uma dúvida: o carro de vcs tinha insufilme? Voces tiveram que remover? Pergunto porque pretendemos ir em 3 carros e como é comum no Brasil, é provavel q todos tenham insufilme. Vamos ter que remover p entrar no Chile? Obrigado!

  15. Carlos sousa da silva disse:

    olá , gostei muito das informações, estou planejando a viagem com saída de Curitiba , só fiquei com duvidas a respeito da carta verde , não faço a minima ideia do que sege ?
    estava pensando em acampar ao invés de ficar em hotel ,para economizar , só não sei se é seguro ? o que você me aconselha ?
    Desde já agradeço pelas informações…

    • Lucas Furlan disse:

      Holla,
      Carta Verde é um seguro para terceiros obrigatório em alguns países da América do Sul, como Argentina e Uruguai. Você pode fazer com um corretor de seguros.
      Nessa viagem nós não acampamos, então não posso lhe informar se é seguro ou não. O que fizemos foi reservar os hotéis com antecedência pelo Booking: http://www.booking.com/?aid=380788&label=hoteis – se você for reservar hotel, reserve por esse link, assim você estará ajudando a manter o blog =)

  16. Paulo Ricardo Lima Ignácio disse:

    parabéns pelas dicas que vcs colocaram aqui. Estou planejando uma viagem de Sanata Catarina ao Chile(ATLÂNTICO-PACÍFICO)e pretendo seguir as sugestões que li aqui. Obrigado

  17. marco disse:

    Parabens, pelo seu blog, lendo sua materia, surgiu uma questao, iremos fazer a viagem de porto alegre para o uruguai com veiculo alugado, mesmo o carro tendo seguro pela locadora, teremos que fazer a carta verde?

  18. Thiago disse:

    Parabéns pelo blog. Estou lendo tudo porque farei uma viagem de Curitiba para o Uruguai e depois de ler talvez aproveitar e passar na Argentina. Algumas coisas me intrigaram e gostaria de saber como você procedeu. Na Argentina consta obrigatório 1- Cadenas (em caso de neve na pista); 2 – 1 cabo de aço ou cambão; 3 – Faróis de milha (ou auxiliares) devem ser amarelos. Você adquiriu os dois primeiros itens? O terceiro você possui no carro? Pergunto porque possui no carro faróis auxiliares e não sei se eu teria que retirar ou apenas dirigir com eles desligados. Abraços

    • Lucas Furlan disse:

      E aí Thiago, tudo bem?
      Obrigado pelo elogio e por comentar em nosso blog.
      1 e 2: Como a gente foi no verão não tinha neve e não foi preciso comprar as cadenas, mas caso você vá no inverno e passe por algum lugar com risco de nevar, você pode comprar as cadenas por lá, também tem uma em spray. Pelos relatos que li é por volta de 30 reais. Já o cambão a gente pegou emprestado de um amigo que trabalha com guincho. Obs.: Em nenhum momento a polícia pediu pra gente mostrar o cambão.
      3: Não tenho farol de milha. O que li a respeito é que se você colocar papel celofane amarelo no farol você fica \”dentro da lei\”. Se eu fosse você colocaria o celofane e andaria com ele desligado por precaução.
      Boa viagem, abraços!

Comente