Serro

Na Estrada Real: de Conceição do Mato Dentro a Diamantina

Pela Estrada Real, de Conceição do Mato Dentro a Diamantina, no interior de Minas Gerais, passamos pela cidade de Serro e pelos distritos Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, e pelo povoado do Vau, em Diamantina. No percurso tivemos surpresas agradáveis que o interior mineiro proporciona.

Acordamos às 7 horas, apesar de estarmos exaustos da longa viagem do dia anterior e querer dormir até às 10 horas, ainda mais nesse hostel que fica bem no meio do mato, onde só se ouve barulho de pássaro cantando, uma delícia! Mas se acordássemos tarde, não teríamos tempo de conhecer a Cachoeira do Tabuleiro e seguir viagem até Diamantina.

 

Leia mais sobre a Cachoeira do TabuleiroLeia mais sobre a Cachoeira do Tabuleiro

 

Depois de conhecer a cachoeira e tomar café da manhã, partimos pela Estrada Real rumo a Diamantina, passando por Serro. Isso por volta das 11 horas.

O trecho da Estrada Real que liga Conceição do Mato Dentro a Serro estava sendo asfaltado. Pegamos uns 10 km de asfalto novinho, mas o resto foi todo de terra e muitas obras. Em um momento passamos por um areião fino e alto, achei que o Atrevido (nome do nosso carro) fosse atolar, mas ele resistiu bravamente defendendo seu nome.

Após cerca de 50 km de terra chegamos à cidade de Serro e paramos um pouco para esticar as pernas e conhecer um pouco da cidade.

Logo voltamos para Estrada Real, em direção ao distrito de Milho Verde. A pista é asfaltada em ótimo estado e têm muitas curvas e, o melhor: dos dois lados da estrada só o que se pode ver são montanhas pedregosas por uma distância que parece não ter fim. Realmente fantástico.

 

Veja a galeria de fotos de Serro e Milho VerdeLeia mais sobre Serro e Milho Verde

 

Depois de parar em Milho Verde, já perto das 16h, partimos para Diamantina a fim de chegar antes do anoitecer, pois dali para frente era só estrada de terra. Passamos pelo distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, em Serro, e pelo povoado do Vau, já em Diamantina.

Foram 2h30 de muitas subidas e descidas, desvios de buracos e luta contra o tempo, pois começava a anoitecer. Chegamos à pousada em Diamantina junto com os últimos raios de sol. No total, a viagem durou pouco mais de 5 horas.

Em Diamantina, ficamos hospedados por duas noites na Pousada Presidente. Ela fica a 10 minutos a pé do centro da cidade. Nós até tentamos reservar alguma mais próxima ao centro, mas o fim de semana era de Vesperata (o principal evento da cidade) e por isso os preços estavam bem mais caros.

 

Esse foi o 7º dia (05/07/2013) da viagem Minas Gerais: História e Natureza, onde conhecemos a cachoeira mais alta de Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro e depois seguimos pela Estrada Real de Conceição do Mato Dentro a Diamantina, passando por Serro e Milho Verde.

Km rodados no dia: 154,3
Total de km rodados na viagem: 
1.318,3

Quem escreve?

Sou um típico bicho do mato! À primeira vista pareço um cara estranho, falo pouco, observo muito e quase nunca me enquadro socialmente. Adoro mapas, história e fotografia, inclusive, se eu não fosse programador poderia ser um ótimo arqueólogo. Mas tem alguns mundos onde me encaixo: em um mergulho no mar, no silêncio das montanhas, assistindo à queda de uma cachoeira e até mesmo, dentro de um bom museu.
Leia também
Nova Zelândia

Queenstown: O que fazer em 3 dias na cidade gastando pouco

Nova Zelândia

Trilha Queenstown Hill: Paisagem fascinante na Nova Zelândia

Nova Zelândia

Arrowtown: A antiga cidade do ouro da Nova Zelândia

Rotorua

Trilha na Redwoods Forest em Rotorua na Nova Zelândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *