Se você vai visitar Santa Marta, não pode perder a oportunidade de conhecer o Acuario Rodadero. O espaço abriga mais de 100 espécies marinhas, possui um museu marítimo, você pode tirar fotos com focas e ainda é possível nadar com golfinhos que dão um show!

 

Onde nadar com golfinhos em Santa Marta?

No Acuario Rodadero, que fica entre as praias El Rodadero e Blanca – no mar do caribe, em Santa Marta, Colômbia.

 

Acuario Rodadero

Confesso que o Acuario Rodadero me surpreendeu, em não ser um passeio muito divulgado. Ele foi fundado em 1966, e é o primeiro da América Latina a abrigar espécies maiores como focas, tubarões e golfinhos. Conta com 15 aquários, 13 piscinas naturais – com conexão com o mar do caribe – e mais de 100 espécies, além do Museu do Mar e da Cultura Tayrona, que parece ser interessante, mas infelizmente já estava fechado quando chegamos lá.

A recepção é feita em grupo e acompanhada por um guia, que fala espanhol. Ele explica sobre as espécies que vivem ali e mostra as repartições do aquário. Em dado momento, sem entender direito o que ele estava falando, nos afastamos e fomos dar uma olhada nos aquários menores.

Também vimos a foca, ela é linda! Mas infelizmente não sabíamos que era possível tirar fotos com ela.

Logo começou um show de acrobacias dos golfinhos. Nos encantamos, eles fazem várias manobras e há participação de todo o público. Parece filme.

Após o show fui nadar um pouco com eles.

 

Reserve um hotel por aqui e ajude o blog a se manter, sem pagar nada a mais por isso.banner-booking

 

Nadar com golfinhos

Por ser um sonho antigo, estava muito ansiosa para entrar na água logo para abraçar e beijar o golfinho. E, ao chegar até a piscina fiquei mais feliz ainda, pois em vez de um, tinham dois golfinhos me esperando, duas lindas fêmeas: a Shakira e a Valentina.

Mas antes de entrar na água a monitora me deu algumas orientações. A primeira delas seria colocar o colete salva vidas, devido a piscina ser um pouco funda, tirar todos os acessórios para não machucar os animais e jamais colocar o dedo sobre o espiráculo do golfinho (orifício no alto da cabeça), pois é através dele que o animal respira. Explicou também que o programa teria 15 minutos, e que os golfinhos com seus respectivos monitores seriam revesados, ou seja, eu e mais uma pessoa entraríamos juntas na piscina e cada uma teria direito a ficar uns 7 minutos com cada golfinho.

Ao entrar na água a monitora me “apresentou” a Shakira, que não foi tão receptiva no primeiro instante, aliás, assim como os seres humanos tem “dias ruins” e as vezes não se simpatizam com outras pessoas, os animais não são diferentes. Mas devido a experiência da profissional em guiá-los e fazê-los interagir, logo o animal começou a responder seus comandos. Mesmo com a agilidade dos seus movimentos, o Lucas conseguiu fazer ótimas fotos.

Lá pelos 7 minutos trocamos de golfinho e monitora. Mas desta vez nem precisou “quebrar o gelo”, pois a Valentina já veio cheia de amor pra dar, dando beijo, abraço e fazendo um monte de gracinhas. Além de ela ser mais simpática, eu também já não estava ansiosa e nem preocupada em fazer pose para a foto, por isso, me dediquei totalmente na interação com o animal, o que tornou a experiência ainda mais incrível.

 

Playa Blanca

Por volta das 16 horas pegamos a lancha que nos levou ao aquário e fomos à Praya Blanca. Também é possível chegar a essa praia por uma trilha de 15 minutos, que se inicia atrás do Aquário Rodadero.

O que tem lá?
Bom, nada de mais! Inclusive, de “blanca” só tem o nome. A areia é escura e lotada de gente e de barracas, o mar é limpo, mas nada de exuberante. A faixa de areia é bem grande e tem muitos quiosques vendendo bebidas e comidas. Mesmo estando no auge do verão, a temperatura da água do mar é gelada, mas como eu já estava molhada mesmo aproveitei para dar um mergulho. Lá é legal só para dar uma passadinha depois do Aquário. Agora, se você quiser uma praia top para relaxar e ficar de boa vá ao Parque Tayrona!