No 1º dia da viagem Minas Gerais: História e Natureza, viajamos de Santa Bárbara d’Oeste com destino a Tiradentes. Pouco antes de chegar ao destino final, passeamos pelas ruas históricas de São João del-Rei, com destaques para a Igreja de São Francisco de Assis e seu cemitério, onde está sepultado o ex-Presidente eleito Tancredo Neves. Depois passeamos pelas ruas de Tiradentes e também visitamos lugares históricos.

De madrugada (5h) saímos de Santa Bárbara d’Oeste e à medida que foi amanhecendo, já podíamos prever um dia com sol intenso. A viagem foi tranquila e depois de 6 horas, por volta das 12 horas, chegamos a São João del-Rei. Mesmo sendo inverno, estava muito calor e por ser sábado a cidade estava bem movimentada.

Estacione o carro perto da Igreja de São Francisco de Assis e do Memorial Tancredo Neves. É um lugar mais afastado do centro comercial, no meio do caminho entre as principais atrações.

O primeiro lugar que visitamos foi a Igreja de São Francisco de Assis e depois o cemitério que fica atrás dela.

Na Praça, em frente a igreja, tem uma concentração de “guias turísticos”. Um deles nos abordou e começou a explicar várias coisas, mesmo sem a gente pedir. Não queríamos guia, queríamos apenas curtir o passeio. Tentamos desvencilhar dele até conseguir. Além disso, o guia pediu uma colaboração financeira pela explicação, não demos nada e ele ficou visivelmente alterado.

Igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei

Igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei

Para adentrar a igreja é preciso pagar R$ 3,00/pessoa. No seu interior tem muito ouro, alguns lustres de cristal, altares laterais e obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O estilo da igreja é rococó. Uma das coisas que chamam atenção, não só nessa, mas em várias igrejas históricas de Minas Gerais, é a espessura das paredes.

 

Reserve um hotel por aqui e ajude o blog a se manter, sem pagar nada a mais por isso.banner-booking

 

Seguimos ao cemitério. Nele está sepultado o ex-presidente eleito do Brasil, Tancredo de Almeida Neves e sua esposa Risoleta Guimarães Tolentino. A visita ao cemitério é gratuita.

Fomos em direção ao centro comercial procurando algum lugar para almoçar. No caminho passamos pelo Passo “Cristo com Cruz às Costas”, Memorial Tancredo Neves e pela Ponte do Rosário, da onde avistamos a Ponte da Cadeia.

Procurando um restaurante passamos pela Rua Getúlio Vargas onde há vários monumentos históricos. Passamos pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo e pelo Solar da Baronesa de Itaverava, que ficam no começo da rua.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei

Encontramos o Restaurante 611, no estilo “self service” com forno a lenha e comida a vontade a R$ 12,90 por pessoa. Valeu a pena, a comida estava excelente.

Ainda na Rua Getúlio Vargas passamos pela Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar e pela Capela de Nossa Senhora da Piedade. Depois seguimos até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde ao lado fica o Solar dos Neves – local onde viveu o ex-presidente Tancredo Neves e sua família.