Resumão da viagem de carro de SP ao Chile #UAC

Lucas Furlan

Nascido e criado em Santa Bárbara d'Oeste-SP, vim ao mundo no século passado em 1.990. Sou formado em Publicidade e Propaganda e desenvolvedor web. Gosto de fotografia, sempre gostei de viajar e de aventuras. Resolvi fazer o blog para compartilhar minhas experiências.

VEJA TAMBÉM

105 comentários

  1. Boa noite meu amigo ….pretendo ir ao Chile no inverno de 2018,Eu minha esposa,2 crianças(4 e 10),minha filha mais velha 19 anos e minha mãe ….meu carro é um Dodge Journey 2.7 (seu carro é o ATREVIDO e o meu o BEBERRÃO…KKK) ….teria alguma recomendação? E a minha dúvida é a seguinte : vc dirigia de que horas a que horas? E se é fácil conseguir pousadas na beira das estradas ?

  2. Antonio Arriel disse:

    Lucas tudo bem!!

    Parabéns viajem maravilhosa!!
    Eu e minha esposa estamos programando fazer essa viajem entre dez/17 à jan/18.
    Somos de Hortolândia vizinho da sua cidade, essa viajem é muito tranquila??
    Nas cordilheiras neva nesse período??

    Abraços

    Antonio e Nair

    • Lucas Furlan disse:

      Olá, Antonio. Que legal!!! Quando fomos, planejamos bastante a viagem e ela foi bem tranquila. A época que vocês vão é a mesma época que nós fomos, portanto é verão e não neva.
      Boa viagem!

  3. Karen disse:

    Oi Lucas, parabéns pelo post!! Estou planejando fazer esta viagem, estava querendo ir em Junho, vc acha que o período é ruim por conta da temperatura?

    Obrigada!

    Karen

  4. Fiquei inspirado, adoro estrada! Vou cer se descolo uma turma,
    O custo total que vocês mencionaram (hospedagem, alimentação) foi individual?

  5. Bruno de Souza disse:

    Olá Lucas, parabéns pelo blog, é sensacional!
    Você poderia me dizer porque depois de passar por Laboulaye, vocês optaram por descer para Jovita, ao invés de irem direto para Vicuña numa linha reta? Obrigado.

    • Lucas Furlan disse:

      Olá, Bruno! Muito obrigado =)
      Na verdade seguimos reto pela Ruta 7.
      Esse desvio era um erro no Google Maps, quando fiz esse mapa faltava um trecho dessa rodovia no Maps e o Google criava esse desvio. Agora está correto e aproveitei para arrumar o nosso mapa.
      Obrigado pela observação. Abraços!

  6. marivaldo nogueira nunes disse:

    Lucas boa noite.
    Meu nome é Marivaldo sou de mogi das cruzes, em mogi tem uma família com o sobre nome também furlan, você com um carro 1.0 mas qual a marca e o modelo, eu tenho um carro 1.6, um ford, sem ar condicionado, já rode bastante com ele a ultima viajem foi de 3.000 km.
    meu e-mail é marivaldonn@gmail.com tel.: 011 9 7271-4821

  7. Douglas Oliveira disse:

    Boa tarde Lucas,
    Quero saber quantos dias vocês ficaram em cada cidade?
    Pois vou fazer uma viagem com o roteiro bem parecido com o seu, a única coisa que muda é que na volta iremos passar em Assunção, Paraguai.
    Agradeço desde já.

  8. Danielle disse:

    Olá,

    estou planejando visitar estres três países em julho/agosto do ano que vem de carro. Porém, pesquisando na internet vi alguns relatos sobre as cordilheiras fecharem ou não ficarem totalmente abertas por causa da neve. Alguém já foi essa época do ano? Pode dar dicas e contar como foi? Se tiverem problemas quanto a isso?

    Obrigada.

  9. Maurício Schuster disse:

    Oi, Lucas! Parabéns por terem realizado essa aventura com sucesso, e por tê-la transformado em um relato tão empolgante.
    Estou muito animado para fazer uma viagem parecida, mas estou com a seguinte dúvida: Esta definitivamente não é uma viagem para descansar, né? Acho que se eu tirar férias para fazer esse roteiro, vou precisar de novas férias para me recuperar do cansaço… rsrs
    O que me diz?
    Outra dúvida: Dá tempo de visitar as atrações locais ou só dá pra conhecer de passagem, pela janela do carro?
    Valeu, abraços!

    • Lucas Furlan disse:

      Maurício, a viagem realmente é cansativa, por isso que é bom reservar uns dias para descanso durante a viagem. Bem, a resposta para sua dúvida você mesmo pode ver nos posts da viagem que é possível conhecer vários locais.
      Abraço e boa viagem!

  10. Alessandra disse:

    Oi Lucas, vou fazer a viagem da minha Cidade Iguape-SP á Santiago em Agosto/2016…..gostaria de saber se consigo comprar ou alugar as cedenas em Mendonza…..ah pode me dar algumas dicas…..

  11. Marcos disse:

    Eita Lelê, um Barbarense desbravando o mundo kkkkk Tb sou de SBO e pretendo colocar o carro na estrada…..Destino Bariloche em Julho/2016…..pretendo ir direto para lá (Eu, esposa e dois filhos 13/15anos)….passar um FDS e depois subir via Uruguay e Sul do Brasil…..Pelo google e visitando vários blogs resolvi entrar na Argentina por São Borja. A pergunta é: Teve algum problema com a polícia Argentina? Vlw e ótimo relato o de vc´s.

    • Lucas Furlan disse:

      Oi Marcos! Saudações barbarenses hehehehe
      Não tivemos nenhum problema com polícia. Nada mesmo, alguns dizem que tivemos sorte, mas nunca se sabe…
      Muito legal seu roteiro, com certeza você vai ver muitas paisagens lindas pelo caminho. Nós sonhamos um roteiro parecido, quem sabe ano que vem surja alguma novidade nesse sentido aqui no blog.
      Aproveite bastante e boa viagem!

  12. Diogo disse:

    Boa noite Lucas. Gostei muito do roteiro que você fez. Gostaria de saber quais problemas você teve com o carro e quais estradas que você pegou que são ruins.
    Obrigado.

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Diogo. Não tivemos problemas com o carro e achamos todas as estradas boas – lembrando que na grande maioria das vezes rodamos pelas estradas durante a luz do dia.
      Abraços

      • Diogo disse:

        Obrigado pela ajuda Lucas. Eu tenho um carro popular 1.4 e tenho receio de rodar muito por dia e acabar forçando muito o motor. Você me recomendaria rodar quantos km por dia pra não ficar cansado e também evitar algum problema com o meu carro. Outra dúvida, eu li que não pode ter insulfilm e precisa levar correntes para entrar no Chile…..é verdade? Existe algum ponto de entrada no Chile que não precise de correntes ?

  13. Claudio Montenegro Campos disse:

    Olá Lucas Furlan,

    Gostei muito do roteiro que você realizou, gostaria de saber de você se a mesma viagem seria mais interessante no verão ou no inverno para poder curtir a neve? Sei dos problemas com a neve, como a utilização de correntes nas rodas, etc. Mas será que a viagem poderia se tornar ainda mais aventureira?

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Claudio,
      Essa é uma questão muito pessoal. Quem gosta de frio se dará bem no inverno e vice-versa. Enfim, tenho vontade de ir em outra época, mas num roteiro para a Paragônia, aí sim seria fantástico!
      Abraços

  14. Eder CCtt disse:

    Olá Lucas, gostei muito do seu Roteiro, e achei fantástico. Sempre tive vontade de fazer um roteiro parecido, mas em outros posts vimos relatos de muita corrupção nas vias argentina, pelos policiais. Vocês tiveram algum problema em relação ai isso com os policiais argentinos? Pois até agora pelos outros relatos foi o que mais desmotivou fazer o passeio.

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Eder!
      Antes de fazer essa viagem também havia lido muito sobre a corrupção da polícia argentina. Fiquei com medo, mas não deixei isso enfraquecer minha vontade de viajar. Fui e não tive problema com isso, inclusive em Mendoza fomos ajudados por polícias que foram bastante gentis e prestativos.
      Acredito que a corrupção da polícia por lá é igual a corrupção da polícia daqui, nem todos são corruptos.
      Vá sem medo e curta bastante ;)

  15. Willie disse:

    Olá boa tarde, em Setembro estarei de férias e pretendo me aventurar numa viagem dessa, nunca viajei assim antes tampouco para fora do pais.É preciso passaporte, ou coisas do tipo ?

  16. Marco disse:

    Amigo, parabéns pelo blog e pelo relato.
    Ja fui a Santiago 2 X e desta vez pretendo ir de carro. Moro no Interior de SP, e a idéia é ir/voltar pelo caminho com melhor custo/benefício/tempo (tenho poucos dias disponíveis).
    Q trajeto sugere?
    Alguma dica sobre a fronteira ChileX Argentina? (sei q tem alguns cuidados q temos ter no que diz respeito a taxas, alimentos, etc..)
    Abços

  17. Osni disse:

    Olá,
    Eu e minha esposa estamos nos planejando para ir no começo de agosto, gostaria de saber se o seu carro 1.0 era um modelo já Rodado ou novo.
    Pq da nossa dúvida ??
    tenho um Carro 1.4 mais já tem 100.000 km rodados estamos meios receosos de ir, só que ele está em boas condições.
    Quais tipos de manutenção VC nos aconselha a fazer para uma viagem desta ??

  18. Thales Augusto disse:

    Boa tarde gostei do post com preços mas o valor somando tudo da uns 5,365 o resto é combustivel? Lucas tem aproximadamente, em qualquer moeda a soma aproximada?

    Já resevei pelo bookink um hostel mas to com dificuldades com o voo por isso pretendo ir de carro.

    Foram 16 dias de viagem? da para fazer em menos? Nos pedágios tem casas de cambio? aceitam reais?

    • Lucas Furlan disse:

      Thales,
      A soma dá R$ 7.140,74 e o combustível está incluso, como você pode conferir no post. Não, não foram 16 dias de viagem, leia o post, verás que foram 22.
      Nos pedágios não tem casa de câmbio e apenas alguns aceitam reais, mas nunca é vantagem.
      Abraço!

  19. francisco disse:

    oi estamos querendo sair 02/01/2016.vamos fazer mesmo trajeto so que ao contrario.vamos começar em uruguaiana e acabar em santana do livramento….se tiver alguem ou algum casal afim de dividir despesas vamos la 14 99709 9792 zap.chicaogta@hotmail.com

  20. lais disse:

    Boa tarde,

    gostaria de saber como vc fez em relação a reserva de hotel. Obrigada

  21. Julio Moraes disse:

    Valeu LUCAS, vou seguir seu entinerário, estou afim de sair de são paulo capital dia 01/07/16, em familia (3 adultos 3 crianças ) carro baixo , fusion. algum problema ?

  22. felipe disse:

    muito legal seu relato, foi muito útil para mim que estou planejando uma viagem pro CHILE ano que vem me deu uma otina noção do gasto…

  23. Ícaro Andrade disse:

    Lucas,
    Parabéns! Ficou muito bom o post.
    Tenho uma pergunta.
    Meu amigo me disse que se eu alugar um carro aqui é possível que eu não entre no Chile, pois o veículo não estará em meu nome. Sabe me dizer se isso procede? Se só posso entrar no Chile e nos outros países com carros próprio?
    Abs.

  24. Leonardo disse:

    Lucas, tudo bem?

    Estamos planejando ir agora dia 19/12 e retornar dia 04/01. Vou fazer uma viagem um pouco mais rápida. Pretendo sair de SP (Capital) e ir até Santiago e retornar (por outro caminho). A minha dúvida é se tem que levar ‘corrente’ para os pneus ? Nesta época do ano tem neve nos Andes (pela rodovia)?

    • Lucas Furlan disse:

      Olá, Leonardo.
      Essa época do ano não é comum ter neve. Eu não levaria corrente e se houvesse necessidade (o que é pouco provável) eu compraria por lá.
      Abraços e boa viagem =D

      • Leonardo disse:

        Lucas, eu estou com dúvidas quanto ao carro. Você recomenda ir com um carro mais simples ou mais confortável? A minha duvida é em função a qualidade das estradas e também como não sei aonde vou dormir/parar, se há perigo de roubo/assalto etc. Ou seja, se é melhor ir com um carro ‘menos’ visado.

  25. ivan disse:

    ola boa tarde o que vc acha de fazer a viagem pelo chile de onibus ou de carro a diesel . obrigado

  26. Anderson Borges disse:

    Olá, Lucas. Parabéns! Tudo bem detalhado, e após ler tudo isso já decidi: Janeiro/2016 irei nas minhas férias para Uruguai e Argentina. Na ida irei por Floripa, Porto Alegre, Chuí, Montevidéu e Buenos Aires. Mas na volta queria fazer outro caminho. Pensei via Salto Uruguai, Passo Fundo e vir subindo até São Paulo. Também pensei uma esticada até Assunção e voltar via Foz. O que você aconselha?

  27. afonso celso disse:

    sensacional – viajei ao chile sem sair do meu escritório .

  28. silas disse:

    Lucas essa viajar e um sonho meu, fui de ônibus e de carro até o Chile, mas sempre tive vontade de ir de carro parando nos locais como vocês e você me ajudou muito, esse foi o melhor relato de todos que já vi.

  29. Vinícius disse:

    Olá lucas, a hospedagem nos hotéis você planejou, ou foi conforme a viagem? Creio que seja difícil planejar tudo certinho. Esse roteiro já está em minha lista! rs
    Esse período de tempo que levou, foi apertado ou deu pra fazer tudo sem pressa?
    Vinícius- Marília – SP. ( tem um amigo de Marília aqui louco pra ir também eu acho)

  30. Rogério Rodella disse:

    Ola Lucas.
    Tenho vontade de fazer essa viagem com minha família (esposa e 2 filhos).
    Minha preocupação é quanto a segurança, principalmente assaltos durante a viagem (traumas de brasileiro)
    Como é a segurança nas estradas?

    Obrigado
    Rogério – Marília/SP

  31. paulo disse:

    Gostei de tudo. so que nao diz em quantas pessoas voce estavan..

  32. Lucas, gostei muito do seu relato. Tenho umas perguntas:
    Qual modelo do carro e qual o problema que teve ao sair de Santiago para Mendonça?
    O carro teve o mesmo comportamento na altitude que no plano?
    Voces dois tiveram algum cuidado especial para a altitude de 4000m ao passar pelo Cristo Redentos de los Andes?,
    Agradeço.

  33. Robson Scheiwe disse:

    Muito bom o resumão, mas os links para o 7º e 8º dia estão errados, não funcionam.

  34. Joanir disse:

    Parabéns Lucas e Natalia…….tudo muito bem planejado e este foi o motivo do sucesso desta viagem.
    Não sei se pode me responder ou alguém poderá faze-lo.
    Sou separado e desejo fazer esta viagem com minhas duas filhas menores de idade em 30 dias. Tenho de levar alguma documentação diferente como ordem judicial ? A carta verde tem validade ? Onde tira ?
    Um abraço

  35. Rodrigo Andrade disse:

    Olá. Ótima descrição. Quantos motoristas dirigiram durante o percurso?

  36. ricardo felipe perez disse:

    Valeu vou começar meu planejamento

  37. Ismael Luiz S. Barboza disse:

    Olá Lucas, primeiramente parabéns não somente pela coragem de fazer a viagem mas também por criar esse blog que tem ajudado a muitos. Então, eu e minha esposa estamos pretendendo fazer essa viagem também (Brasil-Uruguai-Argentina-Chile), a ida será praticamente a mesma rota, porém vamos sair de São Francisco do Sul (onde moramos). Já estamos nos planejando, pois queremos ir em janeiro de 2016. Gostaria, se possível, que vc me tirasse algumas dúvidas. Algumas podem parecer meio lógicas mas é pq ouço uns falando uma coisa e outros falando exatamente ao contrário.

    Primeira dúvida: Precisa de passaporte para entrar em algum desses países?
    Segunda: Nas estradas (Dos três países) existem muitos radares?
    Terceira: Me explique, por favor, em detalhes como funciona a travessia Montevidéu-Buenos Aires (Li em um blog que a tarifa para atravessar com o carro fica mais cara pelo peso do veículo) e quanto custa em média pra passar com um carro de 2.000 kg. Ouvi dizer que pode comprar a passagem da travessia com antecedência direto no site buquebus.
    Quarta: No caso de compras em algum dos países, ao sair do território, como funciona a aduana (Eles param todos os carros ou escolhem aleatóreamente).
    Quinta: Celular funciona normal em todos os lugares? Nos Andes fica sem área?

    • Lucas Furlan disse:

      Oi Ismael, vamos lá:
      1ª: Sugiro a leitura do post sobre documentação, que fizemos especialmente para essa viagem: http://wp.me/p2Wczf-cO – Só o RG basta.
      2ª: Muito menos que no Brasil, por lá a maioria é móvel, mas são poucos!
      3ª: Sugiro a leitura do post sobre o Buquebus: http://wp.me/p2Wczf-12e
      4ª: Nossa experiência está lá no post: http://wp.me/p2Wczf-Bh
      5ª: Levamos um celular da Vivo e liberamos o rooaming internacional apenas para emergência. Usamos pouco e sempre que precisamos funcionou. Não lembro se nos Andes fica sem área – viajando procuro ficar bem longe de celular.
      Abraços

  38. José da Rocha Filho disse:

    Amigos, estou pensando em fazer uma viagem como esta com a minha esposa em janeiro. Confesso que não planejei. Mas vou copiar seu roteiro a partir de Santa Catarina, posso? Obrigado

    • Lucas Furlan disse:

      Olá José! Fique a vontade =D
      Abraços e boa viagem!

    • Roberto Mastroianni disse:

      Olá José de Sta e Bela Catarina, somos de Floripa e também pretendemos fazer essa viagem para o Chile em meados de janeiro 2015; peço permissão para os blogueiros por me intrometer no meio da conversação, mas pergunto aqui se podemos nos corresponder, somos um casal sexagenário e aventureiro.
      Cordialmente
      Roberto e Marlene

  39. Paulo disse:

    Demais esse blog e essa viagem para o Chile de carro.Estou pensando em ir mas tenho uma filha de 12 anos será que é seguro ela ir tb? Celular funcionou na viagem? Tenho um cunhado chileno e devo gastar apenas na estrada e hotel no Uruguai e na argentina, no Chile vai ser 0800.Vou sair de mais longe Rio de Janeiro e penso em fazer em menos dias será possível? Valeu!

    • Lucas Furlan disse:

      Olá, pode ir tranquilo com sua filha. Veja nesse blog: viajandodecarro.com.br, eles já viajaram com os filhos e colocaram as dicas lá ;)
      Nem usei o celular, até ativei o roaming internacional e tinha sinal (Vivo), mas a ideia era economizar. Ele ficou somente para emergências.
      Acredito ser possível sim, nós levamos mais dias pois fomos parando alguns dias para conhecer as cidades pelo caminho, mas se você for direto dá para fazer em menos dias.
      Abraços e boa viagem!

  40. isa disse:

    Olá Lucas, estamos nos organizando para realizar esta viagem, mas no site do buquebus ficamos assustados, os valores estão entre $700 e $800 por pessoa, quanto tempo antes vocês viram os tickets ??

    • Lucas Furlan disse:

      Como vai Isa? Não se assustem, atentem-se às normas do Buquebus, no texto logo abaixo da tabela de preços: “TARIFAS EXPRESADAS EN PESOS URUGUAYOS”. Portanto, esse valor precisa ser convertido para o Real.
      Não deixe de conferir nosso post sobre o Buquebus: http://wp.me/p2Wczf-12e
      Abraços e boa viagem!

  41. Leonardo Alves disse:

    Parabéns e muito obrigado pelas informações contidas no blog, isso me animou a realizar uma viajem semelhante a essa também, só gostaria de saber o valor da travessia de carro pela balsa entre Montevideo e B. Aires.
    Grato,
    Leonardo

  42. Wagner disse:

    Oi Lucas, parabens pelo Blog e pela organização da viagem. Eu também gosto de viajar de carro e pretendo ir até o Uruguai. Estava pesquisando nos sites e blogs, inclusive o seu, e ai pintou uma duvida: porque vocês foram de Porto Alegre até o Chui pela BR-116 e não pela BR-101? Algum motivo especial ou foi só opção mesmo?
    Abraços e obrigado.

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Wagner. Fomos pela BR-116 por ela ser a rota indicada no GPS e Google Maps. O “problema” da BR-101 é que ela tem uma balsa na região de Rio Grande e a gente não sabe os horários dela, sem tempo preferimos ir na do GPS.
      Obrigado e boa viagem! =)

      • Elton Luiz Kreuz disse:

        Olá Lucas e Natália. Primeiro parabéns pelo vosso post. Também viajo muito de carro e já viajei muito pela Argentina, Uruguai e também no Paraguai. Meu próximo destino será o Chile e o Pacífico. Mas, respondendo a dúvida acima sobre a BR 101 entre POA e Rio Grande, eu sugiro que seja optado por essa rota. É uma região fantástica com paisagens lindas para se ver e as balsas entre São José do Norte e Rio grande são constantes. Isso por causa do tráfego grande de veículos e pessoas que se deslocam para trabalhar. Só nos domingos há uma variação. Mas vale a pena. Abraços e Sucesso para vcs. Elton Luiz Kreuz

  43. Andrea Poletto disse:

    Olá Lucas e Natália…
    Foi a melhor postagem que lemos aqui em casa sobre a viajem para o Chile, eu ainda vou ver pelo menos mais algumas vezes para anotar as informações necessárias. Sorte sempre e boa viajem!
    Andrea e Rodrigo

    • Olá Andrea e Rodrigo!!!
      Que bom que o post foi últil à vocês.
      É isso aí, anote tudo! Um bom planejamento faz toda a diferença! Façam uma ótima viagem! Abraços.

  44. Lucas e Natália,Meus parabéns pelo blog,foi muito bom acompanhar a viagem que fizeram com os ricos detalhes que contaram,super empolgante e inspirador os relatos dos lugares que vistaram,deixaram muito evidente ser possível essa viagem que parecia ser muito arriscada pois enfrentar as Cordilheiras é muito amedrontador,confesso que estava planejando ir ao Chile de avião,agora vou rever meus conceitos e convencer a minha esposa a irmos de carro.
    A viagem da forma que vcs compartilharam me pareceu um livro que enquanto não vi o fim não descansei,e que bom que teve um desfecho muito feliz e dentro do planejado.Meus parabens pelas fotos que nos ilustraram os relatos e nos deram a perfeita percepção dos locais visitados,por fim,parabéns mais uma vez e que Deus ilumine sempre vcs para que possam fazer mais viagem e compartilhar com todos nós,um abraço.

    • Olá Ivancley!!! Ficamos muito felizes que nossa história despertou esse interesse…Na verdade esse é o objetivo do blog: motivar e provar que muitos “impossíveis” podem se tornar possíveis, desde que haja foco e planejamento. Realmente nada se compara a cruzar fronteiras à 4 rodas!

  45. Cara, gostamos demais da sua página. Tudo tão bem explicado. Agora estamos mais animados em fazer uma viagem assim. Obrigado pelo excelente post!

  46. Lucas disse:

    Boa tarde,
    é tão empolgante e inspirador ler o resumo dessa viagem,
    um duvida é qual carro vocês usaram?
    tenho um sandero 1.0 flex

  47. Rodrigo disse:

    Ola Lucas , achei sensacional as informações e o como as colocou , muito bom me esclareceu algumas duvidas , pois tenho vontade de ir para o Chile só que de MOTO . Tenho um pouco de medo afinal são muitos km , mais toda informação que eu puder colher até o dia que eu resolver realmente ir , é bem vinda.

    • Lucas Furlan disse:

      Rodrigo,
      Muito obrigado pelo elogio =)
      Se você tiver a oportunidade de fazer uma viagem dessa, faça! A gente também teve um pouco de medo antes de ir, mas durante a viagem vimos que era tranquilo. Ah, também vimos algumas motos brasileiras rodando pela Argentina.
      Boa viagem!

  48. Álvaro disse:

    Parabéns pela viagem e pelo resumo postado. Tenho umas dúvidas: tem postos suficientes para abastecer a diesel no percurso (quero ir somente ao Chile)? Quanto você levou em espécie (dinheiro)? Cambiou lá ou já levou algo do Brasil?

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Álvaro, tudo bem?
      Nosso carro, o Atrevido, é flex (gasolina ou álcool) e nessa viagem utilizamos somente gasolina. Mas provavelmente todos os postos que a gente abasteceu tenha diesel também, já que no Uruguai e Argentina esse combustível é muito comum, inclusive em carros populares. Não tivemos problemas para achar postos pelas estradas, em cada dia relatado a gente conta onde abastecemos e em alguns relatos tem até mapa indicando a localização dos postos.
      Quanto ao dinheiro era uma dúvida frequente, por isso, alteramos a parte que falamos de \”Cartões, moedas e câmbio\” deste post.
      Obrigado e boa viagem!

  49. Marcelo disse:

    Olá, muito bacana o seu relato de viagem. Gostaríamos de saber se vocês fizeram o seguro do carro para rodar no Mercosul, sem ser a Carta Verde, mas o seguro total do carro com cobertura nos países do Mercosul? Caso tenham feito, em qual companhia? Outra coisa, você sabe dizer qual o consumo por litro do seu carro, para calcularmos quantos litros foram gastos? Obrigado pela atenção. Abraços.

  50. gisele disse:

    OLÁ AMEI SEU BLOG! Sua iniciativa me inspirou a arriscar uma viajem de carro tbm.rsrsrs
    Te desejo muita saúde e paz para que as próximas viagens sejam sempre melhores e mais inspiradores nos trazendo sempre ótimas informações e orientações. amei esse resumão nos dá uma ótima noção de quanto podemos investir em uma viagem pois sempre achei que era como atirar no escuro e vejo que vcs abriram uma janela iluminada onde por ela poderei ver meu horizonte cada vez mais amplo.
    grata Gisele

    • Lucas Furlan disse:

      Olá Gisele,
      Muitíssimo obrigado, fiquei emocionado com seu comentário. Não existe melhor recompensa que o reconhecimento. Fico feliz de ter inspirado você, viaje sim! Planeje bem que dá tudo certo. Desejo tudo em dobro para você. E qualquer dúvida pode contar com a gente.
      Abraços

    • Marcelo disse:

      Nota 1000 os comentários e dicas. Eu. Esposa e filho pretendemos fazer essa aventura no final de 2015. To comprando uma Mitsubishi para isso. Será que uma criança de 13 anos guenta o tranco? Sds.

  51. Oi, Lucas. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais e Feliz Natal.
    Natalie – Boia

    • Lucas Furlan disse:

      Oi Natalie,
      Fiquei muito feliz em ver meu blog na #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Muito obrigado!
      Feliz Natal e que 2014 seja de muitas descobertas =D
      Abraços!

Comente