Total de Km percorridos (de carro) no dia: 304,6

Tiramos o dia para conhecer Valparaíso e Viña del Mar – cidades do litoral chileno próximas a Santiago. Após o café pegamos a estrada sentido Valparaíso, às 13h15. Fomos pela Ruta CH-68, uma rodovia em excelente estado, com faixas duplas e triplas, com boa sinalização e com pedágios.

Paramos para abastecer em um Posto Petrobras/BR, na beira da pista, pagamos CH$ 751,00/litro (R$ 3,35) da gasolina “93”.

A viagem demorou aproximadamente 2h30, assim que chegamos a Valparaíso fomos a região portuária, ao Ascensor Artillería, que é um meio de transporte que sobe e desce o morro por trilhos, uma mistura de bondinho com teleférico.

Ele nos levou ao topo do Cerro Artillería, onde tem o Paseo 21 de Mayo e o Museo Naval y Marítimo. Lá em cima existem mirantes com vista privilegiada para Valparaíso e Viña del Mar. Como chegamos tarde na cidade não tivemos tempo para visitar o museu.

 

Esse Ascensor é um dos vários existentes em Valparaíso, talvez ele seja o mais turístico, por causa do museu e da visão da cidade do alto do morro.

Tiramos algumas fotos e logo descemos e aproveitamos para passear pelas proximidades da Plaza Echaurren, diz a história que essa foi a primeira praça da cidade e que ela existe desde a época colonial.