Paraná

Visita a Oi Torre Panorâmica de Curitiba

No fim da tarde de um sábado, durante o Curitiblogando, visitamos a única torre telefônica no Brasil com um deck observatório de turismo que está aberta para visitação, a Oi Torre Panorâmica de Curitiba, uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade.

Para chegar ao ponto mais interessante da torre e o único aberto ao público, o mirante 360 graus, foi preciso enfrentar fila. Antes de subir você pode visitar o Museu do Telefone, dei uma passada de olho e como sou leigo e estava um pouco cansado de ter enfrentado a fila, não achei o museu muito interessante. Talvez a ausência de algo interativo nele tenha ajudado a afastar meu interesse.

Quando entramos no museu tivemos que pegar outra fila, dessa vez para o elevador, que leva seis pessoas por viagem, de 1 minuto, ida e volta, segundo a operadora.

Chegando ao mirante tem-se uma vista de 360 graus, dá para ver a cidade quase inteira a quase 100 metros de altura. Foi bem legal, pois a hora que chegamos lá, o Sol estava se pondo e o céu estava lindo, foi um verdadeiro espetáculo.

A cada tanto de espaço tem placas informativas sobre o que você está vendo, são ótimas para você se localizar. E, em seu perímetro tem uma grade a mais ou menos um metro da janelona, ou seja, se alguém está pensando em se matar, lá não é o local mais indicado: não é possível cair de lá de cima! Não precisa ter medo.

No meio do deck do mirante, tem um enorme painel do artista curitibano Poty Lazzarotto, com traços que lembram alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Museu do Olho e o Jardim Botânico.

Essa torre foi inaugurada em 1991 pela então estatal Telepar, que devido ao que a gente chama de “Privataria Tucana“, foi entregue ao setor privado e hoje quem comanda a parada é a quase falida Oi.

 

Informações úteis

Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 10h às 19h. Em alta temporada funciona diariamente.
Taxa de visitação: R$ 3,50 e R$1,75 (crianças de até 9 anos e maiores de 60 anos). Menores de 5 anos não pagam.
Endereço: Rua Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês
Telefone: (41) 3339-7613
Email: turismoserv[arroba]turismo.curitiba.pr.gov.br

 

curitiblogando

Blogueiros da Rede Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Leidinara Batista (Férias Now), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Maria Thereza (Travel Monster) e Cristiane Tomasi (Carpe Diem).

Blogueiros convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Fábio Lima (Intrip), Rafael Leick (The Way Travel), Carol May (Dicas Roteiros Viagem), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Claudia Saleh (Aprendiz de Viajante), Thaís Towersey (Guia Mundo Afora), Guilherme Tetamanti (Viajando com eles), Lucas e Natalia (Queimando Asfalto) e Marina Fabri (Coisas de Diva).

Quem escreve?

Sou um típico bicho do mato! À primeira vista pareço um cara estranho, falo pouco, observo muito e quase nunca me enquadro socialmente. Adoro mapas, história e fotografia, inclusive, se eu não fosse programador poderia ser um ótimo arqueólogo. Mas tem alguns mundos onde me encaixo: em um mergulho no mar, no silêncio das montanhas, assistindo à queda de uma cachoeira e até mesmo, dentro de um bom museu.
Leia também
Nova Zelândia

Queenstown: O que fazer em 3 dias na cidade gastando pouco

Nova Zelândia

Trilha Queenstown Hill: Paisagem fascinante na Nova Zelândia

Nova Zelândia

Arrowtown: A antiga cidade do ouro da Nova Zelândia

Rotorua

Trilha na Redwoods Forest em Rotorua na Nova Zelândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *